Imensa frota de pesca chinesa que ameaça biodiversidade dos oceanos quer ter polo pesqueiro no sul do Brasil

27/12/2020

Com recursos de seus oceanos já esgotados, a frota chinesa percorre milhares de quilômetros para explorar águas internacionais e atender a demanda de consumo do país. O arquipélago de Galápagos, que pertence ao Equador tem sido o principal alvo da pesca predatória.

"Este é o quarto ano consecutivo que isso acontece. Os navios chineses estão vindo aqui porque a área é extremamente rica em peixes devido à confluência das correntes oceânicas", disse Luis Suárez, diretor de Conservación Internacional Ecuador, numa entrevista à Deutsche Welle.

As treze ilhas que formam o arquipélago são habitats intocados da vida selvagem do planeta e Patrimônio da Humanidade. Mas isso nada significa para os chineses que pescam tudo que encontram pela frente, incluindo os tubarões martelo e várias espécies próprias dessas águas.

O pior de tudo é que os chineses buscam a proteção de um país sul americano para montar sua base e a escolha foi o Brasil. Disfarçada em mais uma oportunidade de negócios, a empresa chinesa 'Ample Develop Brazil Ltda", tenta negociar com o governo do Rio Grande do Sul a instalação de um grande polo pesqueiro na cidade portuária de Rio Grande (RS).

Segundo matéria do site Defesanet, a empresa divulgou em 17 de Dezembro o seguinte comunicado:

"Ample Develop Brazil LTDA apresenta interesse em investir 30 milhões de Dólares no Rio Grande do Sul. O primeiro contato da empresa no Brasil, para tratar sobre investimentos no Rio Grande do Sul, foi com a Secretária de Relações Internacionais, ex-Senadora, Ana Amélia Lemos. A Secretária encaminhou a Empresa para dar seguimento as tratativas já no Estado.

O Secretário do Meio Ambiente e Infraestrutura do Estado do Rio Grande do Sul, Arthur Lemos (que é sobrinho da jornalista e ex-senadora), juntamente com a Presidente da FEPAM, Marjorie Kauffmann, e o Secretário Adjunto da Agricultura (RS), Luís Fernando, recepcionaram o Presidente da Ample Brazil, Sr Yunhung Arthur Lung e os diretores da empresa, que apresentaram carta de interesse de investimento e esboço do projeto em questão. A Ample Brazil quer investir na Indústria da pesca no Estado, gerando centenas de empregos diretos e indiretos, com objetivo de atender o mercado interno e externo.

O grupo realizou reunião com prefeito eleito de Rio Grande, Fábio Branco (PSDB), que com agilidade fez contato com Executivo responsável pela inserção da Ample Brazil no Estado, Fernando Lopes, e colocou o município à disposição para a empresa se instalar. A reunião aconteceu na quinta-feira (17) e foi muito promissora, relatou, Fernando Lopes".

Tudo isso representa um grande perigo para o Brasil. Não só do ponto de vista de causar grandes danos à biodiversidade da América do Sul, como também o de colocar o nome do Brasil como apoiador de pesca predatória repudiada por quase todos os países do mundo.

Espécies ameaçadas de extinção fazem parte da pesca predatória
Espécies ameaçadas de extinção fazem parte da pesca predatória

Até mesmo a Argentina, de esquerda e aliada da China em vários aspectos, tem demonstrado total repudio à essa prática. Países da América Latina; Equador, Chile, Peru e Colômbia já emitiram declaração conjunta sobre a frota.

Os chineses tem grande interesse em encontrar um país base, ou apoio na América do Sul. Os brasileiros devem estar alertas para impedir que isso aconteça pois o Brasil é conhecido por proteger os seus mares e aliar-se à pesca predatória, ilegal e criminosa não faz nenhum sentido.

É de se admirar que políticos e autoridades do Rio Grande do Sul estejam interessados numa parceria tão funesta como essa sem medir as consequências danosas que traria para o Brasil.

Os chineses, tem arruinado os mares do mundo todo e colocado em risco os sistemas marinhos do planeta sem a menor preocupação ou ética. O Brasil deve ficar fora disso, pois somos conhecidos como preservadores, provam os inúmeros projetos bem sucedidos na costa brasileira.

Essa parceria é no mínimo absurda e fora da lógica, mas que atende muito bem políticos esquerdistas e sem nada de patriotismo e por isso os cidadãos brasileiros devem ficar atentos. (Leonardo Bezerra) Compartilhe e deixe seu comentário.