Sistemas e armadilhas que talvez você queira ter em casa para defender a sua família

A violência nos grandes centros é cada vez maior e é impossível que a preocupação com a segurança da residência não passe pela cabeça dos proprietários, principalmente para quem não reside dentro de condomínios fechados. Muitos brasileiros tem pensado em sistemas e armadilhas a utilizar para melhor defender sua família e seu patrimônio.

Esse artigo versa sobre segurança patrimonial, equipamentos, preços e instalação. O texto será dividido em quatro partes - com a ajuda de vários profissionais ligados à segurança pública - falaremos sobre:

  • Vídeo monitoramento
  • Cerca elétrica
  • Concertina
  • Armadilhas "pega - ladrão"

É bom chamar a atenção para algo importante, junto com todos esses sistemas trabalha algo que chamamos de dissuasão, que é considerado como uma das melhores táticas para evitar incidentes. Dados coletados recentemente deixam claro que residências e estabelecimentos com placas de segurança em suas fachadas têm percentuais inferiores de tentativas de roubo. O que atesta que o aspecto ostensivo da segurança é preponderante.

1 - Vídeo monitoramento

O video-monitoramento não só oferece uma oportunidade de se antecipar às situações como, por si só, quando perceptível pelo meliante em potencial, é uma forma de dissuasão. O sistema quase sempre funciona por meio de câmeras instaladas nos melhores pontos estratégicos para auxiliar na observação de diversos ângulos. Ao instalar as câmeras as mesmas são conectadas a uma plataforma central e pode-se ver as imagens por meio de monitores, em tempo real in loco ou pela internet. Pode-se gravar também tudo que foi filmado.

Os locais que merecem muito mais cuidado e atenção normalmente são as áreas exteriores e acessos.

Quando comprar o sistema de vídeo monitoramento o cliente pode optar por usar câmeras analógicas ou câmeras IP. O segundo tipo abre um bom leque de possibilidades, pois as imagens são em alta definição e ocorre a transmissão dos dados de voz e vídeo em rede. Quem desejar ser discreto no que diz respeito à localização das câmeras pode usar as famosas câmeras pinhole.

No sistema mercado livre os preços do vídeo monitoramento variam muito, a média para aquisição de um sistema de boa qualidade com 3 câmeras e gravador está em R$ 1.000,00.

Ao fazer os orçamentos para videomonitoramento certamente se observará que há sistemas mais baratos e outros mais complexos. Mas, pode-se obter uma proteção eficaz com pouco gasto. Um sistema bem mais econômico de menor complexidade são as lâmpadas IP, que permitem um monitoramento barato à distância, "instalado" por qualquer pessoa um pouco mais "desenrolada" no que diz respeito a aplicativos para mobile e instalação de lâmpadas.

O equipamento consiste basicamente de uma lâmpada LED com Câmera 360º WIFI que funciona com aplicativo próprio para iPhone e Android. Por meio do aparelho celular o proprietário do imóvel pode facilmente acompanhas o que está ocorrendo dentro da sua propriedade.

2 - Cerca elétrica

Um kit de cerca elétrica hoje pode ser instalado por praticamente qualquer eletricista. O material, que normalmente vem com um alarme e com possibilidade para proteger até 10 metros de muro está na faixa de preço de R$ 800,00 em sites como Mercado Livre.

A lista padrão de materiais para instalação de uma cerca elétrica para até 10 metros de proteção geralmente vem no chamado KIT de cerca elétrica. Veja uma delas exposta no site mercado livre.

01- Central de controle
01- Rolo fio Eletroplastia Rolo com 750 metros.
32- Big Haste Industrial Tubo Quadrado 23x23mm de 1 metro c/ 6 Isoladores W
01- Controle Remoto p/ Ligar e Desligar a Central
04- Big Haste Industrial Cantoneira Tubo Quadrado 23x23mm de 1 metro c/ Ganchos e 12 Isoladores Castanha
01- Sirene Corneta de Alta Potência
01- Rolo de Fio de 05 Metros para ligar a sirene na Central
01- Bateria Selada 12V 7A Recarregável p/ Alarme ou Cerca Elétrica
01- Rolo de Cabo de Alta Isolação p/ Cerca Elétrica com 10 Metros
04- Placas de Advertência com texto "Perigo Cerca Elétrica"

3 - Concertina

O que é concertina

Todo mundo conhece a concertina, aqueles rolos de arame com farpas e lâminas cortantes instalado em cima dos muros, usados inicialmente pelas Forças Armadas e depois popularizado em sistemas de segurança patrimonial.

Preço da concertina

Um sistema de concertina para até 10 metros de comprimento custa cerca de 80 reais no Brasil em sites como mercado livre.

Tipos de concertina

Destacamos que a concertina pode ser eletrificada, trabalhando junto com o sistema de eletrificação de cerca, o que a torna mais eficaz.

Os tipos podem ser concertina Dupla e Clipada, concertina Simples, concertina Eletrificada.

4 - Armadilha pega ladrão

Embora alguns comerciantes brasileiros de fato tenham, por conta do excesso de assaltos a seus estabelecimentos, elaborado algumas armadilhas com intenção de ferir meliantes que ingressem em lojas e escritórios, a legislação brasileira não prevê essa prática.

As conhecidas "armadilhas" pega ladrão que se encontram a venda no comércio se tratam na verdade de uma espécie de tranca reforçada que permite que as portas do apartamento e casas abram somente o suficiente para que se veja quem está do lado de fora.

Caso a pessoa seja "indesejável" e tentar forçar a entrada, dificilmente conseguirá entrar. (Revista Sociedade Militar)